Brasil
Estudo revela eficácia de antidepressivo no tratamento de tumor cerebral
Pesquisadores descobriram que um antidepressivo chamado vortioxetina pode ser eficaz para combater o glioblastoma, um tipo de tumor cerebral agressivo e que, atualmente, é incurável. A descoberta foi relatada em estudo publicado na sexta-feira (20), na renomada revista científica Nature Medicine.
O medicamento já foi aprovado para o tratamento de depressão por agências reguladoras como a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e pela Swissmedic, da Suíça. Segundo cientistas, ele é capaz de cruzar a barreira hematoencefálica para chegar ao cérebro e, potencialmente, eliminar o tumor, o que muitos remédios contra câncer não conseguem fazer.
No novo estudo, os pesquisadores foram liderados pelo professor Berend Snijder, da ETH Zurich, universidade localizada em Zurique, na Suíça. Por meio de farmacoscopia, uma plataforma de triagem especial desenvolvida pela instituição nos últimos anos, eles descobriram o potencial do antidepressivo no combate contra o glioblastoma.
Com a plataforma, é possível testar simultaneamente centenas de substâncias ativas em células vivas de tecido cancerígeno humano. No estudo, os pesquisadores focaram em substâncias neuroativas que cruzam a barreira hematoencefálica, como antidepressivos, medicamentos para Parkinson e antipsicóticos.
No total, a equipe testou até 130 substâncias diferentes em tecido tumoral de 40 pacientes, que tinham passado por cirurgia recentemente no Hospital Universitário de Zurique. Os pesquisadores processaram esse tecido em laboratório e o rastrearam na plataforma de farmacoscopia. Além disso, por meio de técnicas de imagem e análise de computador, eles determinaram quais substâncias têm efeito sobre as células cancerígenas.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Iguatu2 semanas atrásARTIGO – Enéas, Trump e o fim da paz armada

