Connect with us
SSPDS.CE.GOV.BR

Brasil

Taxa média de desemprego no Brasil aumentou para 7,9% no primeiro trimestre

Publicado

on

A taxa média de desemprego no Brasil aumentou para 7,9% no trimestre encerrado em março, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou essa informação nesta terça-feira, 30 de abril.

Essa taxa apresentou um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. No entanto, ainda está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo período móvel de 2023.

A mediana das previsões em uma pesquisa realizada pela Reuters indicava que a taxa ficaria em 8,1% no período.

O aumento da desocupação na comparação trimestral foi impulsionado pelo crescimento no número de pessoas em busca de trabalho (população desocupada), que aumentou 6,7% em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. Isso representa um acréscimo de 542 mil pessoas buscando emprego.

Apesar desse aumento, o instituto observa que a população desocupada permanece 8,6% abaixo do contingente registrado no mesmo trimestre móvel de 2023.

Outro fator que contribuiu para o aumento da taxa de desocupação foi a redução da população ocupada no país. Esse contingente diminuiu 0,8% na comparação trimestral, embora ainda esteja 2,4% acima do número de trabalhadores encontrado pela PNAD Contínua no primeiro trimestre de 2023.

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIVISÃO DE BENS NO DIVÓRCIO

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA