Noticias
Portugal reconhece, pela primeira vez, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fez uma declaração histórica ao reconhecer pela primeira vez a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil. O pronunciamento ocorreu durante uma conversa com correspondentes estrangeiros na noite da terça-feira, dia 23.
O líder português admitiu que o país foi responsável pelos danos sofridos pelo Brasil durante o período colonial, incluindo massacres contra indígenas, a escravidão de milhões de africanos e o saque de bens. Marcelo ainda afirmou que a nação portuguesa deve enfrentar as consequências dos atos e crimes praticados naquela época.
“É hora de pagar os custos [pela escravidão]. Existem ações que não foram punidas e responsáveis que não foram presos? Existem bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos analisar como podemos reparar isso”, declarou o presidente.
Esse momento é considerado histórico, pois é a primeira vez que um líder português assume publicamente a culpa pelos crimes cometidos durante o período colonial. No entanto, mesmo tendo mencionado a necessidade de reparação, Rabelo de Sousa não especificou os detalhes de como isso seria feito.
No Brasil, a declaração de Rebelo de Sousa gerou diversas reações. Para autoridades e ativistas, as discussões sobre possíveis reparações são resultado de décadas de demandas por justiça. A ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, afirmou que a fala de Portugal sobre reparação é fruto de “séculos de cobrança”. Por outro lado, partidos de direita criticaram a posição portuguesa, rotulando-a como uma “vergonha”.
Estimativas indicam que Portugal escravizou cerca de 4 milhões de homens, mulheres e crianças, que foram levados da África para o Brasil.
Ouça nosso Podcast!
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

