Ceará
Estudante é desclassificado como pardo para medicina e aprovado em biologia na mesma universidade
Um estudante autodeclarado pardo enfrentou a desclassificação na avaliação de cotas da Universidade Estadual do Ceará (Uece) para o curso de medicina. Durante o vestibular de 2023.2, João Victor prestou o exame e foi aprovado nas vagas destinadas a ações afirmativas, conhecidas como cotas. No entanto, a Comissão de Heteroidentificação da instituição contestou a autodeclaração de João Victor como pardo, resultando em sua desclassificação para o curso de medicina. Curiosamente, o mesmo estudante, meses depois, prestou vestibular para Ciências Biológicas na mesma universidade, sendo aprovado pela banca.
João Victor Uchôa Sales participou do Vestibular 2023.2 da Uece, concorrendo às vagas reservadas para candidatos autodeclarados pardos no curso de Medicina no Campus de Quixeramobim. Em 2024.1, ele se inscreveu novamente, desta vez para Ciências Biológicas.
O estudante expressou sua frustração, destacando que, apesar de passar por três avaliações, a comissão de heteroidentificação da Uece negou sua autodeclaração como pardo para o curso de medicina. Ele ressaltou que, antecipando-se às características fenotípicas, o edital do certame não exigia um tom de pele específico, mas sim características associadas ou não, as quais, segundo ele, possui.
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

