Noticias
Dia do Radialista: de onde ecoou o primeiro som transmitido por um rádio no Ceará

A esquina da Praça Marques de Herval, atualmente conhecida como Praça José de Alencar, abrigava o prédio da Phenix Caixeiral, a mais importante entidade de classe da primeira república em Fortaleza. O edifício era um espaço dinâmico e imponente que abrigava escolas, cineteatro, atendimentos médicos e de lazer aos associados, impressão de jornais, academias literárias e sociedades intelectuais e trabalhistas como a Associação Comercial do Ceará, o Instituto Politécnico e a Associação dos Jornalistas Cearenses (ACJ).
Foi neste espaço que ecoou o primeiro som transmitido por um rádio no Ceará. A novidade misturava um quê de ciência, um quê de misticismo e muitos quês de encantamento, atraindo gente de todo canto para tomar pé da novidade. Em 20 de janeiro de 1924, funcionários do Distrito Telegráfico de Fortaleza (os correios) e membros destacados da sociedade cearense que haviam fundado a sociedade Rádio Clube Cearense realizaram o “milagre da modernidade” em um salão da Caixeiral. Com apenas dois anos de diferença do início formal das transmissões radiotelefônicas no país e três anos antes da que foi a primeira estação radio-difusora do Norte-Nordeste (a Rádio Clube de Pernambuco, iniciada em 1927), Fortaleza ouvia a música e as informações transmitidas sem fio pelos ares do Brasil e do mundo.
Hoje, dia 7 de novembro, é Dia do Radialista. A memória da emoção de ouvir pela primeira vez a música transmitida por ondas invisíveis a quilômetros de distância ainda ressoa nos corações dos muitos milhões de ouvintes que ainda têm no rádio uma paixão e uma companhia para todas as horas.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Noticias4 dias atrás
A sangria do gigante de água doce no sertão cearense
-
Noticias4 dias atrás
Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas
-
Noticias3 dias atrás
Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)
-
Noticias3 dias atrás
Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira