Brasil
Brasil tem a menor taxa de sindicalização em dez anos, diz IBGE
O IBGE divulgou, nesta quinta-feira (14), os dados sobre a sindicalização dos trabalhadores brasileiros em 2022. Segundo o instituto, o Brasil teve a menor taxa de sindicalização da década no ano passado.
A taxa de sindicalização é o percentual de trabalhadores ocupados que são filiados a algum sindicato. Em 2022, essa taxa foi de 9,5%, o que significa que apenas 8,4 milhões dos 88,4 milhões de trabalhadores ocupados eram sindicalizados.
O IBGE apontou que a taxa de sindicalização vem caindo desde 2013, quando era de 16,1%. Entre os fatores que explicam essa queda estão a redução do emprego formal, a reforma trabalhista de 2017 e a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19.
O levantamento do IBGE mostrou também que a taxa de sindicalização varia conforme o sexo, a idade, a escolaridade, a cor ou raça, o setor de atividade e a categoria profissional dos trabalhadores. Em geral, as maiores taxas foram observadas entre os homens, os mais velhos, os mais escolarizados, os brancos, os servidores públicos e os professores.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

