Ceará
Estrutura militar é encontrada sob o Farol do Mucuripe
O Farol do Mucuripe, em Fortaleza, está passando por estudos arqueológicos desde o dia primeiro de agosto. O trabalho é o primeiro passo para a restauração do equipamento, que é patrimônio arqueológico do Iphan desde 2021.
Sendo construído na década de 1840 e não restaurado desde 1982. A restauração é uma demanda da população, de entidades comunitárias e do Ministério Público estadual. O projeto de restauração é da Setur e depende do estudo arqueológico exigido pelo Iphan, pois no local foram achadas peças de cerâmicas dos séculos 18 e 19.
O farol está sobre as ruínas do Forte de São Luís, que teria sido erguido por colonizadores no século 17, ou 18. Poucos sabem disso, pois há poucos registros desse local. A equipe da ANX Engenharia e Arqueologia quer delimitar essa estrutura, que está sendo escavada diariamente.
Uma das hipóteses é que as pedras do reduto militar, abandonado, foram reaproveitadas para fazer a base do farol. Não há plantas do antigo forte, apenas um levantamento prévio à escavação.
-
Brasil3 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil3 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes3 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo3 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará3 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Brasil3 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
-
Brasil3 dias atrásPrazo para comícios e propaganda eleitoral paga na internet termina nesta quinta-feira
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
