Ceará
23 cidades cearenses devem perder recursos federais após resultados do Censo 2022
O Censo 2022 revelou que a população de muitos municípios do Ceará diminuiu nos últimos dez anos, o que pode afetar o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é baseado na renda per capita do Estado e no número de habitantes de cada cidade. O FPM é composto pelo Imposto de Renda (IR) e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
De acordo com um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 23 cidades cearenses tiveram redução do coeficiente do FPM, ou seja, passaram para uma faixa populacional menor. Outras 13 cidades aumentaram e 147 permaneceram iguais. Fortaleza não foi considerada porque o cálculo do FPM para as capitais é diferente.
Lista de cidades que vão perder recursos federais:
Abaiara
Acopiara
Aiuaba
Amontada
Apuiarés
Aquiraz
Aurora
Boa Viagem
Caridade
Catarina
Cedro
Choró
Iguatu
Ipueiras
Itapajé
Madalena
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Piquet Carneiro
Potengi
Santana do Cariri
Viçosa do Ceará
A mudança de coeficiente não será imediata, pois uma lei complementar protegeu as cidades que perderam população até 2023. A CNM também contestou os dados do Censo, alegando que eles não refletem a realidade do País.
No total, 770 municípios brasileiros terão perdas de coeficiente do FPM; 4.523 ficarão estáveis; e 249 terão ganhos por causa das alterações na contagem populacional.
-
Brasil2 dias atrásMarco Nanini pede desculpas após polêmica com retirada de intérprete de Libras durante peça
-
Brasil2 dias atrásAnvisa aprova novo medicamento para tratamento de câncer de pulmão avançado
-
Esportes2 dias atrásMorre aos 67 anos Jorge Veras, ex-atacante que marcou história no Ferroviário e no Grêmio
-
Mundo2 dias atrásPapa Leão XIV não precisará de tratamento adicional contra câncer de pulmão
-
Ceará2 dias atrásFuncionários da Amazon no Ceará denunciam salários abaixo do mínimo e relatam humilhações
-
Ceará3 dias atrásCidadãos podem solicitar imagens de câmeras de monitoramento de Fortaleza; veja como
-
Noticias3 dias atrásNordeste terá R$ 340 milhões para modernizar redes elétricas e reduzir cortes de energia
-
Brasil3 dias atrásInfluenciadora Malévola Alves e amiga são liberadas após prisão no Egito
