Brasil
“Inflação do aluguel” cai 1,93% em junho, diz FGV
De acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M), conhecido como “inflação do aluguel”, apresentou uma deflação de 1,93% em junho. Com esse resultado, o índice acumula uma queda de 4,46% no ano e de 6,86% nos últimos 12 meses.
No mesmo período do ano anterior, em junho de 2022, a inflação medida pelo IGP-M foi de 0,59%, acumulando um aumento de 10,70% em 12 meses. Em maio deste ano, o índice já havia registrado uma queda de 1,84%, seguindo uma retração de 0,95% em abril.
O IGP-M tem ampla utilização na fórmula de reajuste de tarifas públicas, como energia e telefonia, bem como em contratos de aluguéis e de prestação de serviços.
Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV, a deflação registrada no índice foi impulsionada pela queda nos preços dos combustíveis nas refinarias. O preço do diesel encolheu 13,82%, enquanto o preço da gasolina caiu 11,69%.
Além disso, os preços de commodities agropecuárias importantes continuam em queda, como o milho (-14,85%) e os bovinos (-6,55%). No âmbito do consumidor, o índice registrou uma queda de 0,25%, sendo as principais contribuições provenientes dos preços da gasolina (-3,00%) e dos automóveis novos (-3,76%).
Na construção civil, o índice teve um avanço de 0,85%, impulsionado pelos preços da mão de obra, que registraram um aumento de 1,81%. Por outro lado, a variação de materiais, equipamentos e serviços apresentou uma queda de 0,09%.
-
Brasil6 dias atrásGoverno federal cria medidas para combater cambismo digital e garantir água gratuita em eventos
-
Ceará6 dias atrásPesquisa da UFC identifica presença de bisfenóis em caranguejos de manguezais no Ceará
-
Noticias6 dias atrásMorre aos 83 anos o ator e diretor Gracindo Júnior, ícone da televisão Brasileira
-
Brasil4 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil5 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Brasil5 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil5 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Mundo6 dias atrásCardiologia mundial redefine conceito de infarto e alerta: exame de sangue isolado não basta para diagnóstico
