Ceará
TCE suspendeu pagamentos com recursos do Fundef em prefeituras do Ceará
Até o momento, o TCE já interveio em pelo menos 30 municípios cearenses que estavam usando indevidamente os recursos dos precatórios do Fundef. O órgão também convocou os gestores municipais para prestar esclarecimentos sobre o assunto e aplicou multas aos responsáveis.
Alguns municípios contrataram escritórios de advocacia para atuar nas ações judiciais contra a União e pretendem pagar os honorários advocatícios com parte dos precatórios do Fundef. Essa prática foi considerada ilegal pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), que suspendeu os contratos entre as prefeituras e as bancas de advogados e determinou que os recursos sejam aplicados exclusivamente na educação.
Um dos casos mais recentes foi o da Prefeitura de Ibiapina, que teve o contrato com um escritório de advocacia suspenso pelo TCE em 9 de maio de 2023. O tribunal entendeu que o pagamento de honorários advocatícios com os recursos do Fundo fere a Constituição e a legislação educacional.
Os precatórios do Fundef são um direito dos municípios, dos professores e da sociedade, que espera uma educação pública de qualidade.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

