Noticias
Água encontrada em cometa raro pelo James Webb
O Telescópio James Webb, da NASA, fez uma nova e significativa descoberta ao registrar o espaço. A agência anunciou nesta segunda-feira (15) a detecção de água em estado gasoso ao redor de um cometa localizado no cinturão principal de asteroides, marcando a primeira vez que a presença de água em forma gasosa é identificada nessa região. Essa descoberta sugere que o gelo de água presente desde o início do Sistema Solar pode ser preservado naquela área.
A análise realizada trouxe consigo um novo mistério em relação à água encontrada no cometa. Denominado de 238P/Read, o corpo celeste não apresentava dióxido de carbono detectável. Normalmente, o dióxido de carbono compõe aproximadamente 10% dos materiais voláteis em um cometa, os quais podem ser facilmente vaporizados pelo calor do Sol.
Essa descoberta abre novas questões e desafios para os cientistas, levantando dúvidas sobre a composição e formação dos cometas no cinturão principal de asteroides. A presença de água em estado gasoso, juntamente com a ausência de dióxido de carbono detectável, é um enigma intrigante que requer uma investigação mais aprofundada para uma compreensão mais completa das propriedades dos cometas nessa região do espaço. O Telescópio James Webb continua desempenhando um papel crucial na exploração espacial e na obtenção de informações valiosas para expandir nosso conhecimento sobre o Universo.
-
Brasil3 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil3 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo3 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
