Ceará
Ceará pode ser afetado por mudanças climáticas
O retrato de prejuízos para a vida no Estado – que pode estar concretizado em 60 anos – aparece como alerta de pesquisadores para conter as mudanças climáticas, que são aceleradas pela emissão de gases poluentes.
Isso pode ocasionar a perda de algumas plantas nativas, que são importantes para proteger o solo e determinantes para boas plantações. Além disso, as espécies também são relevantes para as nascentes de rios. Alguns locais, inclusive, podem ser mais afetados.
A realidade cearense apresenta 3 núcleos de desertificação que compreendem Irauçuba/Centro Norte, a região do Inhamuns e o Médio Jaguaribe, como mostra o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). São localidades que já sofrem com a seca e podem ter essa degradação ampliada.
Os detalhes sobre as mudanças climáticas compõem um estudo com espécies vegetais da caatinga para avaliar os impactos disso no semiárido, que foi elaborado como mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC).
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

