Ceará
Ceará pode ser afetado por mudanças climáticas
O retrato de prejuízos para a vida no Estado – que pode estar concretizado em 60 anos – aparece como alerta de pesquisadores para conter as mudanças climáticas, que são aceleradas pela emissão de gases poluentes.
Isso pode ocasionar a perda de algumas plantas nativas, que são importantes para proteger o solo e determinantes para boas plantações. Além disso, as espécies também são relevantes para as nascentes de rios. Alguns locais, inclusive, podem ser mais afetados.
A realidade cearense apresenta 3 núcleos de desertificação que compreendem Irauçuba/Centro Norte, a região do Inhamuns e o Médio Jaguaribe, como mostra o monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). São localidades que já sofrem com a seca e podem ter essa degradação ampliada.
Os detalhes sobre as mudanças climáticas compõem um estudo com espécies vegetais da caatinga para avaliar os impactos disso no semiárido, que foi elaborado como mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC).
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias2 semanas atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

