Noticias
Aplicativo ajuda tutores a identificar dor em animais de estimação
Os donos de animais de estimação agora tem uma nova ferramenta para os cuidados com os pets. A Unesp concebeu um aplicativo com o objetivo de diminuir o sofrimento dos animais.
O programa está disponível de forma online e gratuita em português e funciona para animais domésticos e de criação, como bovinos, equinos, suínos, entre outros. Os animais usados para testes em laboratórios, muitas vezes negligenciados, é um dos grupos focais da pesquisa.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o app opera apresentando uma escala de dor para a espécie selecionada, que será avaliada por meio do comportamento do animal em questão em imagens.
“Pontuamos os comportamentos em relação à ocorrência e à duração. O animal olha para a área afetada? Tem dorso arqueado? Passa maior tempo deitado? A escala é definida com base nesses comportamentos e naqueles que são habituais e o animal deixa de expressar, como parar de brincar”, explica Stelio Pacca Loureiro Luna, professor do curso de veterinária da Unesp Botucatu e coordenador dos estudos, para a Folha.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

