Ceará
Nova tecnologia irá alertar Polícia sobre aumentos de homicídios e roubos em localidades do Ceará
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), desenvolve uma tecnologia que irá gerar alertas aos comandantes da Polícia sobre o aumento de crimes como homicídios e roubos, em localidades do Ceará, em um intervalo de tempo menor que um mês.
A ferramenta está em fase “piloto”, com testes e aprimoramento, e deve ser lançada oficialmente em 2023, segundo o superintendente da Supesp, Helano Matos.
O foco inicial da nova tecnologia são Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte), lesões corporais seguidas de morte e feminicídios – e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) – roubos e furtos.
O programa será alimentado por dados de outras ferramentas já lançadas pela Supesp, como o Sistema Tecnológico para Acompanhamento Territorial de Unidades de Segurança (Status) – que define as “manchas criminais” do Estado (onde há mais ou menos incidência de certos crimes); e o Cerebrum (um ‘bigdata’ que dispõe de informações de milhares de pessoas físicas e jurídicas).
TRÊS FERRAMENTAS LANÇADAS PELA SSPDS NESTE MÊS
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará lançou outras três ferramentas desenvolvidas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, neste mês de dezembro de 2022: o Copac Virtual, o Sigo 2.0 e o Painel Dinâmico de Vistorias.
O programa Copac Virtual será destinado aos policiais militares do Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) – Unidade da Polícia Militar do Ceará (PMCE) que foi inaugurada, em junho deste ano, para implantar um policiamento comunitário no Estado, mais próximo da população.
Os outros dois programas são voltados para o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo 2.0) traça o melhor trajeto para uma equipe de bombeiros militares que é acionada a uma ocorrência, considerando a localização dos hidrantes e as dimensões das vias de acesso.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

