Brasil
Enem 2022: Desrespeito aos direitos na redação é punido com perda de pontos
Saber fazer uma boa argumentação em defesa de um ponto de vista, sem erros de português e com repertório cultural interessante não basta para, no próximo domingo (13), tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Se o candidato desrespeitar os direitos humanos, ele pode perder até 200 pontos. Mas, ao contrário do que acontecia até 2017, não terá a redação zerada.
Até aquele ano, o edital do Enem previa que o texto recebesse nota zero caso o candidato ferisse os direitos humanos. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou esse trecho, que passou a aparecer apenas como requisito de uma das competências avaliadas pelos corretores na redação.
Então, quem desrespeitar os direitos humanos pode ter a nota zerada apenas na competência 5, que analisa a capacidade do estudante de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos” e vale 200 pontos. A pontuação máxima da redação é de 1.000 pontos.
O que são os direitos humanos?
De acordo com a Unicef, direitos humanos são “normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos”. Eles regem o modo como os seres humanos viverem individualmente e em sociedade, estabelecem obrigações e proibições ao Estado e estimulam o respeito, já que, ao usufruir do seu direito, é preciso respeitar o direito do outro.
Os direitos humanos são universais e inalienáveis. Portanto, todas as pessoas do mundo têm direito a eles. Ninguém pode voluntariamente desistir deles, nem outros podem tirá-los.
São ainda o reconhecimento de que, apesar das diferenças inerentes das variadas culturas, estilos de vida e religião, por exemplo, existem aspectos básicos da vida de cada pessoa que devem ser respeitados e garantidos.
Os direitos humanos estão dispostos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento estabelecido em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os 30 artigos garantem direito à igualdade e à liberdade, direito à saúde e à justiça, cultura e lazer, além de trabalho e remuneração compatíveis, entre outras coisas.
Fonte: G1 CE
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

