Mundo
Manifestantes invadem Palácio Republicano no Iraque após líder xiita deixar o governo
Apoiadores do poderoso clérigo muçulmano xiita do Iraque Moqtada al-Sadr invadiram o Palácio Republicano na Zona Verde e mergulharam em sua piscina, segurando fotos do líder.
O Exército iraquiano decretou toque de recolher a partir das 9h30 (horário de Brasília) e pediu aos manifestantes deixassem a Zona Verde para evitar confrontos.

Durante o impasse sobre a formação de um novo governo, Sadr inflamou sua legião de apoiadores, desorganizando o esforço do Iraque para se recuperar de décadas de conflitos e sanções.
Sadr foi o maior vencedor das eleições de outubro, mas retirou todos os seus parlamentares da função em junho, depois de não conseguir formar um governo que excluísse seus rivais, principalmente partidos xiitas apoiados pelo Irã. Ele insistiu em eleições antecipadas e na dissolução do Parlamento. Segundo ele, nenhum político que está no poder desde a chegada dos EUA em 2003 pode ocupar o cargo.

Ele não detalhou o fechamento de seus escritórios, mas disse que as instituições culturais e religiosas permanecerão abertas. O líder se retirou da política ou do governo no passado e também dissolveu milícias leais a ele. Entretanto, mantém ampla influência sobre as instituições estatais e controla um grupo paramilitar com milhares de membros.
Ele muitas vezes retornou à atividade política após anúncios semelhantes, embora o atual impasse político no Iraque pareça mais difícil de resolver do que os períodos anteriores de disfunção.
O atual impasse entre os rivais de Sadr e xiitas deu ao Iraque seu período mais longo sem governo.
Fonte: R7
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

