Conecte-se conosco

Regional

Casos confirmados de dengue mais que dobram entre maio e junho no Ceará

Publicado

on

O número de casos confirmados de dengue no Ceará mais que dobrou entre as semanas epidemiológicas 20 e 25, no intervalo de 21 de maio a 27 de junho. Durante o período, os registros da doença no Estado saltaram de 6,9 mil para 16,4 mil, alta de 137%. A informação consta no último Boletim de Arboviroses divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

No total, o Ceará notificou 60,9 mil casos de dengue em 2022. Após exames laboratoriais, 44,5 mil foram descartados. Entre os confirmados, Fortaleza e Região Metropolitana lideram a estatística, com 9,8 mil diagnósticos positivos. Em seguida aparecem as regiões do Cariri (2,3 mil), Norte (1,9 mil), Sertão Central (1,3 mil) e Litoral Leste (879).

Segundo o boletim, 57% dos casos confirmados são de pessoas do sexo feminino. Em relação à faixa etária, a incidência maior é entre aqueles com idades entre 20 e 39 anos, que respondem por quase 40% do total de registros.

No período analisado, o número de mortes causadas pela doença também aumentou de quatro para oito. Os óbitos foram registrados em Fortaleza (02), Quixadá (02), Aratuba (01), Itapipoca (01), Crateús (01) e Massapê (01). Entre as vítimas, conforme o documento, havia desde bebês com dois meses de vida a idosos com 87 anos. Em 2021, nenhuma morte por dengue havia sido registrada no Ceará.
O Boletim ainda apontou crescimento nos casos de chikungunya e zika, doenças que, assim como a Dengue, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Apesar do aumento nos indicadores de dengue, a febre chikungunya continua sendo a arbovirose predominante no Ceará neste ano, com 21,7 mil casos confirmados e 18 mortes e decorrência da doença.
A região do Cariri é a que tem o maior número de diagnósticos (10,4 mil), seguida de Fortaleza e Região Metropolitana (8,8 mil). Nas demais áreas do Estado, a incidência é bem menor: Sertão Central (1,1 mil), Litoral Leste (797) e Norte (567). O gênero feminino representa 62% do total de confirmações ou, em média, seis a cada dez casos confirmados.

Os registros de zika também aumentarem, mas em baixa proporção. Até junho, 19 casos haviam sido confirmados, dez a mais em relação ao mês anterior. O Estado notificou, neste ano, pouco mais de 1,4 mil casos da doença. Isso significa que apenas 1,4% das suspeitas foram confirmadas. Até o período observado, nenhuma morte havia sido causado pela infecção no Ceará.

Embora o aumento das arboviroses no Ceará seja algo comum durante o primeiro semestre do ano, devido ao período chuvoso, os números de 2022 chamam a atenção. De janeiro a junho, o Estado notificou 110,5 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya, total que já supera os 72 mil casos notificados durante os doze meses de 2021. Na análise dos registros confirmados, são 38,1 mil em 2022 contra 32,1 mil do ano passado.

Para frear o avanço dos indicadores, a Sesa diz monitorar de forma permanente as ações de controle de arboviroses desenvolvidas pelas Vigilâncias Epidemiológicas Municipais. De acordo com a pasta, todos os 184 municípios cearenses já realizaram o primeiro ciclo de visita domiciliar, estratégia de controle do Aedes aegypti feita nas residências pelos agentes de combate às endemias. Outras 179 cidades já concluíram o segundo ciclo e 148 iniciaram o terceiro. Por ano, o Ministério da Saúde preconiza ao menos seis etapas de visitação.

 

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias3 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias3 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu4 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias4 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias4 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu5 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu5 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias5 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias5 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias5 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu2 semanas atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.