Ceará
Ministro reúne prefeitos do Ceará para discutir consórcios da saúde
[caption id="attachment_12118" align="alignnone" width="600"]
Foto: Divulgação[/caption]
O ministro da Saúde, Artur Chioro, desembarca, nesta sexta-feira, em Fortaleza, para se reunir com os presidentes dos consórcios públicos de saúde do estado do Ceará e discutir maior parceria entre Municípios e o Governo Federal.

Foto: Divulgação
O ministro da Saúde, Artur Chioro, desembarca, nesta sexta-feira, em Fortaleza, para se reunir com os presidentes dos consórcios públicos de saúde do estado do Ceará e discutir maior parceria entre Municípios e o Governo Federal.
A visita do ministro, articulada pelo deputado federal José Guimarães (PT), é uma reivindicação dos prefeitos para participação do Governo Federal no custeio e manutenção das policlínicas regionais.
“A presença do ministro nesse diálogo é uma demonstração da importância do tema. Vamos buscar soluções para viabilizar o atendimento de qualidade às famílias de todas as regiões”, disse Guimarães, ao afirmar que a ampliação da rede de saúde a partir de ações do Governo Federal melhoria a qualidade do atendimento a população mais pobres de Fortaleza e de cidades do Interior.
O modelo de Consórcios Públicos em Saúde existente no Ceará, de acordo com o parlamentar petista, ”funciona como uma estratégia de fortalecimento da regionalização da saúde, ampliando a assistência de média complexidade nos municípios que não possuem condições técnicas ou financeiras para oferecer determinados procedimentos na rede pública”. O Estado tem 21 consórcios, distribuídos por todas as regiões do Estado, compostos por uma unidade de Policlínica e de Centro de Especialidades Odontológicas – CEO. Atualmente, apenas os CEO recebem recursos federais.
As policlínicas oferecem consultas especializadas em diversas áreas, eliminando a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza, além de exames complexos. Nelas também estão disponíveis os serviços de profissionais nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e outros. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) oferece consultas especializadas em cirurgia e traumatologia Buco-Maxilo-Facial, endodontia, periodontia, ortodontia e outros.
Fonte: CEARA AGORA
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

