Concursos
Em meio a discussão sobre o números de vagas, município divulga cronograma de concurso público
Foram divulgadas nesta quarta-feira, 20, em coletiva de imprensa na Escola de Saúde Pública de Iguatu (ESPI), as datas das provas do concurso público da Prefeitura de Iguatu. Segundo o próprio gestor, Ednaldo Lavor (PSD) o edital será divulgado 16 de novembro. Setores políticos e sindicato questionam o número total de vagas ofertadas.
O próprio gestor fez uma apresentação detalhada acerca de todas as etapas do concurso e comemorou a fase atual. Ele lembrou que os trabalhos tiveram início em 2019, quando uma comissão foi nomeada para dar andamento aos trâmites. “Calculamos o impacto da folha de R$ 13mi ao ano, bem como respeitamos os tetos. Tudo isso foi ponderado”, disse o gestor.
Com 394 vagas a feitura de concurso público atende ao critério de preenchimento das vagas remanescentes dos concursos anteriores, assim como de categorias, que encontram-se em vacância desde 2013.
O concurso vem sendo uma pauta histórica do movimento do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SPUMI) na defesa do ingresso no serviço público. “O concurso é pauta da campanha salarial desde 2017. Nesse período todo estamos cobrando para que seja feito, diante da visível necessidade dentre o quadro dos servidores. Porém, não tínhamos avançado, além de promessas. Desde que Ministério Público entrou com uma ação judicial, estamos como colaboradores, trabalhando juntos, para conseguir efetivar a realização desse concurso. O que nos pegou de surpresa mesmo foi o quantitativo de vagas disponibilizadas e mais uma vez acionamos o Ministério Público, para que intervenham nessa situação”, disse Pablo Campos presidente do SPUMI.
Além da manifestação sindical, vereadores da bancada oposicionista sinalizaram acionar o órgão ministerial. As movimentações e o não posicionamento oficial do poder judiciário sinalizam uma possibilidade de revisão do processo e consequentemente uma paralisação da condução do certame.
Saiba ainda
O concurso público com data para realização da primeira etapa (Prova Objetiva) para 13 de fevereiro de 2022. As inscrições ocorreram entre os dias 23/11 a 22/12. Já o resultado final promete ocorrer no dia 06 de maio de 2022. Detalhes quanto às cotas, níveis de ensino do participante, e valores de inscrições ainda não foram divulgados.
A banca foi definida em processo licitatório no dia 09 de janeiro de 2020, confirmando a Universidade Patativa do Assaré (UPA) como vencedora do pregão. Ela ainda permanecerá com processo.
Relembre
O andamento do certame foi paralisado em função da pandemia da Covid-19. E sua aplicação diretamente ligada a decisão da justiça em julho de 2019 que determinou indisponibilidade de bens do prefeito na época, por conta de abuso em contratações temporárias no município. Decisão proferida em ação civil pública por improbidade administrativa após o MP provocar. As aplicações dos últimos três concursos públicos do município tiveram a marca da pressão do judiciário.
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos

