Ceará
Ceará inaugura primeiro presídio estadual de segurança máxima
O governador Camilo Santana inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 4, o primeiro presídio de segurança máxima do Estado no local onde funcionava antes o Instituto Penal Paulo Sarasate, em Aquiraz. São 168 vagas com parlatório, em celas individuais, para presos mais problemáticos. É a primeira unidade estadual do Brasil desse estilo. As outras unidades de segurança máxima são todas federais
“A importância dessa unidade para o sistema prisional, toda a mudança da estrutura é um ganho para o Estado. Hoje o Ceará tem, do ponto de vista do sistema estadual, o mais seguro sistema carcerário”, afirma o governador. Ao lado do titular da Secretaria da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, Santana visitou toda a unidade.
Um total de 203 câmeras para fazer o controle em 360 graus e com visão noturna foi instalado. Além dos agentes penitenciários, a unidade conta com o patrulhamento de cães de guarda.
O governador visitou a unidade, passando pelo detector de metais. Todo o material que entra no presídio passa por um aparelho de raio x para evitar que armas, celulares, drogas e outros materiais proibidos cheguem aos detentos. O presídio conta com dois parlatórios, um para as visitas dos advogados e outro para outras visitas de familiares. Durante os encontros, os presos não têm nenhum contato físico com os visitantes.
O presídio conta ainda com uma sala para julgamentos online, sem a necessidade que o preso se desloque do presídio para as audiências. Ele pode acompanhar e participar do julgamento do próprio presídio.
Um aparelho de body scan foi instalado na unidade para indicar se a pessoa escaneada está levando drogas no estômago, na vagina ou outros lugares, evitando também a revista íntima.
O presídio conta com consultório médico e odontológico para os detentos.
Fonte: O Povo
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias3 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias3 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

