Regional
Catarina, no Ceará, começa a vacinar população a partir de 26 anos contra a Covid-19
Jovens com idade entre 26 e 29 anos começaram a ser vacinados contra a Covid-19 no município de Catarina, na região Centro-Sul do Ceará, a partir desta terça-feira (6). Conforme apurado pela reportagem, é o município mais adiantado na campanha, atualmente.
Cerca de 250 pessoas nessa faixa etária estão agendadas para hoje, conforme a Prefeitura. A aplicação ocorre desde 8h da manhã, no Ginásio Andradão.
A abertura para a população geral da cidade começou no dia 16 de junho e, até a última segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde tinha como alvo pessoas acima de 30 anos.
Além da Astrazeneca e da Pfizer, o município também já oferta a vacina da Janssen, cujo segundo lote chegou ao Estado no fim de semana. Pelo vacinômetro estadual, outras cidades com processo avançado estão vacinando pessoas entre 30 e 40 anos.
“É um momento de muita gratidão. Graças a Deus, o pessoal aderiu à campanha, fez o cadastro no Saúde Digital, e pra gente é um avanço nessa luta que tem sido árdua”, ressalta a secretária de saúde da cidade, Valéria Rodrigues.
Para ela, a celeridade no processo é reflexo da capacitação da rede municipal para cadastrar massivamente as pessoas acima de 18 anos. Além de equipes volantes que percorriam casa a casa, na sede e na zona rural, os postos de saúde também funcionaram como centrais de apoio.
Valéria acredita que não haverá demora em avançar para novas faixas etárias, talvez ainda nesta semana. Contudo, o planejamento depende da distribuição de novas doses realizadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
A população atualmente estimada para Catarina é de 20.871 pessoas, de acordo com o IBGE. O vacinômetro estadual aponta que a cidade já aplicou 5.136 primeiras doses e 1.929 D2 até domingo (4).
Ao longo da pandemia, o município acumula 791 casos confirmados e 15 óbitos pela doença, segundo a plataforma IntegraSUS. A última morte foi registrada em março. Atualmente, há dez casos suspeitos em investigação.
No dia 27 de junho, Guaramiranga se tornou a primeira cidade do Ceará a vacinar, com a primeira dose, todos os adultos cadastrados no Saúde Digital. Ao todo, foram 4.600 beneficiados. A inscrição é necessária para planejar a distribuição de doses aos municípios.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

