Mundo
Maior fabricante de vacina do mundo atrasa exportação e afeta países vulneráveis
Quando Uddhab Gautam recebeu sua primeira dose de vacina em fevereiro, havia poucos casos de Covid-19 no Nepal.
Agora, três meses depois, as infecções pelo coronavírus no país da cordilheira do Himalaia saíram de controle, levando a uma escassez de leitos hospitalares e oxigênio, e deixando a maior parte do país em lockdown.
Mas, apesar de precisar da vacina mais do que nunca, o bancário aposentado de 67 anos não tem ideia de quando receberá sua segunda dose de Covishield, a vacina AstraZeneca fabricada pelo Instituto Serum da Índia (SII).
“Como idoso, tenho medo de contrair o vírus”, disse o homem, que mora na capital do Nepal, Katmandu. “Eu preferi então ficar dentro de casa”.
A situação de Gautam é semelhante a de milhões em todo o mundo: como a piora na crise de coronavírus da Índia, o SII, maior fabricante de vacinas do mundo, não pode mais exportar seus produtos.
Na semana passada, o SII informou que não retomaria as entregas para a Covax, a iniciativa mundial que visa a distribuição de vacinas para países independentemente de suas riquezas, até o fim deste ano.
Embora a decisão do SII seja um salva-vidas para a Índia, que ainda está registrando cerca de 200 mil novos casos por dia, o atraso representa um grande problema para os países em desenvolvimento que dependem da Covax para controlar seus próprios grandes surtos.
Fonte: CNN Brasil
-
CeLELEbridades3 semanas atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Iguatu4 semanas atrásMPCE emite recomendação para sanar caos na saúde e exige melhorias urgentes no Hospital Regional de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásEMENDA ÔNIBUS DA SAÚDE: Documentos oficiais da SESA desmentem versão da Prefeitura de Iguatu
-
Iguatu3 semanas atrásNova atualização da folha da Prefeitura amplia dúvidas
-
Esportes2 semanas atrásEspanha vence a França novamente e chega à terceira eliminação consecutiva dos franceses em semifinais
-
Noticias4 semanas atrásApós meses de medo e abandono, moradores voltam a vilarejo afetado por disputa entre facções
-
Noticias2 semanas atrásTécnica de enfermagem é presa após tentar retirar recém-nascida escondida em bolsa em maternidade no Piauí
-
Noticias4 semanas atrásGoverno lança Desenrola dos Adimplentes para facilitar acesso a crédito com juros menores
