SOLENIDADE PARA ENTREGA DE 28 AMBULÂNCIAS DO SAMU;© MARCOS STUDART/ GOV. DO CEARÁ;

A governadora Izolda Cela acompanhou, na manhã desta sexta-feira (29), a entrega de 60 novas ambulâncias que vão reforçar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em diversas regiões do Ceará.

A entrega, realizada em Fortaleza, contou com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha; de gestores da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), Iluska Alencar e André Macêdo; e do superintendente do Samu 192 Ceará, Khalil Feitosa.

Os novos veículos servirão às bases do Samu em 54 municípios cearenses: Acaraú, Acopiara, Amontada, Aracati, Aracoiaba, Assaré, Barbalha, Baturité, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Marco, Massapê, Morada Nova, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre, Viçosa do Ceará.

As ambulâncias estão dividadas em 40 Unidades de Suporte Básico (USB) e 20 de Suporte Avançado (USA), para manter e garantir o socorro urgente às vítimas de acidentes ou pacientes em quadro de saúde em necessidade imediata de internação.

O reforço se deu por meio contrato de locação de seis meses de vigência, iniciado em junho de 2022, e com valor de R$ 10,18 milhões.

A governadora Izolda Cela destacou a importância das novas ambulâncias para o reforço do atendimento em cada município.

https://maisfm.com/wp-content/uploads/2022/07/audio-1.mp3?_=1

A governadora Izolda Cela informou AINDA que está aberto um processo de licitação para aquisição de mais veículos para o Samu.

https://maisfm.com/wp-content/uploads/2022/07/audio-2.mp3?_=2

Os municípios contemplados foram mapeados com base em critérios como o número de ocorrências. Para ele, a ação fortalece a descentralização do Samu Ceará, que atualmente abrange 183 municípios cearenses, contando com 121 Bases em 20 pólos. Em Fortaleza, o serviço é da gestão municipal.

A frota do Samu é de 160 ambulâncias. Com o acréscimo dos 60 veículos, o Samu vai atingir a meta de 75% da frota circulante. O Samu Ceará contabilizada 38.652 atendimentos realizados até 14 de julho deste ano.