Futebol

Por vaga na Série D, Guarasol precisa chegar à final e eliminar o Fortaleza

Published

on

Nos critérios de desempate, Guaraju tem boa vantagem sobre Guarany, que precisaria de vitória histórica contra o Leão do Pici para sonhar com competição nacional.

Falta pouco para que os finalistas do Campeonato Cearense sejam conhecidos. Fortaleza e Uniclinic largaram com vantagem em seus respectivos duelos contra Guarany de Sobral e Guarani de Juazeiro, mas ainda há chances para todos. Além da possibilidade de título estadual, quem chegar à decisão do Cearense terá ainda vaga garantida na Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2017. No entanto, há que se observar mais um detalhe. A sequência decisiva ainda aponta dois times que estarão na Série D do Campeonato Brasileiro. A disputa em questão só não se aplica, obviamente, ao Fortaleza, que já tem vaga na Série C.

No caso, Guaraju, Guarasol e Uniclinic disputam as duas vagas restantes na Quarta Divisão, já que o Estado tem direito a três e o Icasa é o primeiro da lista a disputar a Série D em 2017. A briga está entre os três, mas a Águia da Precabura e o Leão do Mercado têm boa vantagem. Para se garantir na Série D, o Cacique do Vale precisaria de uma vitória por três gols de diferença para eliminar o Fortaleza e, consequentemente, avançar à final. Entenda.

Na primeira fase, o Uniclinic somou 18 pontos, enquanto o Leão do Mercado, 14, e o Cacique do Vale, 13. Na segunda fase, o Guaraju somou 11 pontos, o Guarasol, 9, e o Uniclinic, 7. Fazendo as contas, temos, até antes da semifinal, o seguinte ranking: Uniclinic (25 pontos), Guarani de Juazeiro (25 pontos) e Guarany de Sobral (22 pontos). O Uniclinic fica à frente por ter mais vitórias.

Com o primeiro jogo da semifinal, o Uniclinic saltou para 28 pontos e os demais estacionaram na corrida. Com isso, o único cenário em que o Guarasol poderia ultrapassar o Guaraju é vencendo o Fortaleza e torcendo por nova vitória do Uniclinic. Mas aí entram em ação os critérios de desempate.

Os Guaranis têm o mesmo número de vitórias. A decisão, então, seria no saldo de gols. Guaraju (4) e Guarasol (-3). Para isso, caso o Guarani perdesse por 1 a 0, o Guarany precisaria aplicar 6 a 0 no Fortaleza para não só avançar à final do Cearense, mas conquistar todos os demais prêmios, inclusive a Série D do Brasileirão. Mas, como seria, pelo menos, vice-campeão, se vencesse por goleada o Fortaleza, o Cacique bastaria fazer o placar necessário para se garantir entre os dois finalistas: ganhar por três de diferença e tirar a vantagem atual do Tricolor.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile