Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Noticias

Pesquisa aponta contaminação por metais pesados em peixes no litoral do ES

Publicado

on

Uma pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apontou que o mar e os animais marinhos no litoral do Espírito Santo estão contaminados por metais pesados como arsênio, chumbo e cádimo. Os dados do estudo foram divulgados pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta sexta-feira (1º). Em função dessas informações, o procurador Jorge Munhós de Souza recomendou a ampliação da área de proibição da pesca.

Apesar de comprovada a contaminação, não há dados que permitam afirmar com segurança que ela é decorrente da chegada ao oceano dos rejeitos de mineração que se espalharam pela bacia do Rio Doce, após o rompimento da barragem da mineradora Samarco em Mariana (MG). O ICMBio estuda diversas hipóteses. É possível, por exemplo, que estes metais já estivessem depositados no fundo do Rio Doce antes da tragédia e tenham sido espalhados pela força da lama.

Peixes e camarões

O peixe linguado registrou o quadro mais preocupante. As 14 amostras analisadas trouxeram níveis de cádimo e chumbo acima do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e 12 delas também superaram os limites estabelecidos para o arsênio. Mais quatro espécies foram estudadas: peixe roncador, peixe proá, camarão rosa e camarão sete barbas. Todas elas também apresentaram resultados que levantam o alerta.

As amostras pesquisadas foram coletadas em dois períodos: de 25 de novembro a 4 de dezembro do ano passado e de 27 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano. A contaminação foi observada em Barra Nova, pertencente ao município de São Mateus (ES); no Banco de Abrolhos, ao litoral norte do Espírito Santo; na Unidade de Conservação Costa das Algas; e no Refúgio da Vida Silvestre de Santa Cruz.

O levantamento envolveu pesquisadores do ICMBio, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema), das universidades federais do Espírito Santo (UFES), do Rio Grande (Furg), de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Entre abril e maio, o ICMBio fará uma nova expedição para coleta de amostras, que permitirá dar continuidade aos estudos.

Proibição da pesca

Com o objetivo de resguardar a saúde da população e o meio ambiente, o MPF recomendou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao Ministério do Meio Ambiente a ampliação temporária da área de proibição da pesca. A medida deveria ser adotada em caráter preventivo até que os órgãos do poder público, em um prazo de 15 dias, apresentem relatório conclusivo que indique se há necessidade de manter a atividade proibida.

Se for adotada a medida, a Samarco deverá garantir reparações aos pescadores que atuam na área atingida. Conforme consta no Termo de Compromisso Socioambiental assinado em dezembro de 2015 entre a mineradora e o MPF, os afetados deverão receber um auxílio-subsistência no valor de um salário-mínimo, com acréscimo de 20% por integrante da família.

O MPF também recomendou que, no prazo de 48 horas, a Samarco, o ICMBio e os demais órgãos de fiscalização ambiental do governo federal e do governo do Espírito Santo deem publicidade aos estudos, tanto por meio da internet como em informativos emitidos pela televisão, rádio e veículos impressos.

Samarco

A Samarco informou que ainda não teve acesso ao documento com as recomendações do MPF e destacou que os estudos apresentados pelo ICMBio são preliminares e não conclusivos. “O que chama atenção até o momento é que os próprios pesquisadores não apontam uma relação entre os resultados encontrados e o episódio de Mariana. Inclusive os metais encontrados não estão associados ao tipo de rejeito que havia na barragem”, diz o gerente de engenharia ambiental da mineradora, Paulo Cezar de Siqueira.

Segundo Siqueira, a mineradora também vem desenvolvendo estudos em toda a extensão do Rio Doce. As amostras de organismos vivos coletadas estão sendo analisadas em laboratórios da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

“Estamos observando que os níveis de metais nas espécies são iguais aos que haviam antes da chegada dos rejeitos. Importante destacar, também, que algumas amostras coletadas em pontos mais distantes da foz do rio apresentaram teores mais elevados de determinados elementos, o que evidencia que não há essa relação entre a contaminação e os rejeitos”, diz Siqueira.

Fonte: Agência Brasil

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu3 horas atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 horas atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 horas atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 horas atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas13 horas atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos14 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos16 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 dia atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias1 dia atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias1 dia atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos1 dia atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

Economia2 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias2 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo2 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu3 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil3 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias1 semana atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias1 semana atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu1 semana atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias1 semana atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias1 semana atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu1 semana atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu1 semana atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.