Noticias

3 milhões de cearenses ainda não se cadastraram para vacinação

Published

on

A Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará projetou a imunização contra a Covid-19 em todos os cearenses entre 18 e 59 anos até agosto deste ano. No entanto, para que a vacina chegue ao braço da população, é necessário, primeiro, que este grupo tenha efetuado o cadastro do portal Saúde Digital.

Atualmente, cerca de três milhões de cearenses – inseridos na faixa etária de 18 a 59 anos – ainda não se cadastram e, portanto, não estão aptos a se imunizarem.

O vice-presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), Rilson Andrade, reconhece que o cadastro para “parte da população, sobretudo a que vive nas zonas rurais” é um desafio a ser superado e avalia que somente com um ação coordenada e intersetorial será possível contemplar todos os cearenses.

Não é facil [realizar o cadastro], principalmente na zona rural. Várias pessoas não têm acesso a internet e outrass acabam achando o sistema um pouco completo e não conseguem avançar no processo. RILSON ANDRADE, Vice-presidente do Cosems.

Para reverter este quadro e avançar no processo de cadastro deste público, municípios cearenses estão realizando uma série de estratégias que vão desde “cadastro itinerante” a distribuição de celular entre os agentes de saúde para que eles realizem o processo dos que não possuem acesso à internet.

O representante do Cosems acrescenta a importância da atuação dos agentes de saúde e reforça a necessidade de outras ações, como divulgação massiva à população. Em Pindoterama, cidade da qual Rilson é secretário da Saúde, os postos de saúde possuem equipes cadastrando os moradores, assim como acontece nos locais de vacinação.

AÇÕES PARA IMPULSIONAR O CADASTRO

Em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a Secretaria municipal da Saúde destacou uma equipe técnica para realizar o cadastro da população. Serão 12 pontos de cadastro distribuídos em escolas das localidades de Itapebuçu, Amanari, Umarizeiras, Tabatinga, Guabiraba, Outra Banda, Centro, Área Verde, Lagoa, Área Seca, Novo Maranguape e Serra.

Em Jijoca de Jericoacoara, a secretária da Saúde, Joila Mesquita Mororó, destacou que “agentes comunitárias de saúde realizam o cadastro de seus pacientes e servidores da Secretaria de Saúde realizam o mesmo procedimento” no prédio da pasta.

As ações, ainda segundo Joila, estão sendo divulgadas nas redes sociais com o objetivo de “orientar a necessidade de cadastro e informar os locais disponíveis” àqueles que enfrentam alguma dificuldade ou não possuem acesso à internet.

A Secretaria da Saúde de Pacatuba informou que os profissionais nas Unidades Básicas de Saúde, Agentes de Saúde e equipe administrativa “têm buscado atender toda demanda por parte da população, sanando dúvidas e realizando cadastro na plataforma de vacinação”.

O Município ofertou aparelhos móveis para que a equipe de profissionais consiga contemplar a população e avançar no cadastro.

“Como é sabido que existe a dificuldade ao acesso de tecnologias de comunicação por parte da população, a Secretaria de Saúde disponibilizou aos seus agentes de saúde, telefones celulares com acesso a tecnologia de internet móvel 4G, para atividades pertinentes a profissão e com a necessidade de adequação as exigências do cadastro no Saúde Digital, passaram a realizar o cadastro dos usuários na plataforma”.

Além disso, em dois pontos de vacinação fixos contra a Covid-19, “há equipes que realizam cadastramento desses usuários”. São eles o Estádio Betão e Academia da Saúde, no Jereissati II.

O cadastro também pode ser feito na sede da Secretaria da Saúde, no setor de imunização. “Atuamos para garantir esclarecimentos, cadastramento e agendamento quando necessário”, destacou a assessoria de comunicação.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile