Ceará
Apresentado edital de convocação para Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Nesta sexta-feira (19), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Gabinete do Governador, promove reunião de apresentação prévia do edital de convocação das entidades para a composição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará (Coepir).
Criado em janeiro deste ano, o Conselho tem como uma de suas principais finalidades acompanhar e participar na elaboração de critérios e parâmetros para a formulação e implementação de metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, ciganos e de outros segmentos étnicos da população cearense.
Para a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Zelma Madeira, a criação desse conselho é uma grande vitória não só do Governo do Estado como da sociedade civil. “É um instrumento para acompanhar a consolidação da política. Esse espaço de encontro dos representantes governamentais e não governamentais nos ajudará a fortalecer as transversalidades das políticas conversando com políticas setoriais e poder fazer frente aos nossos grandes objetivos que são: diminuir as desigualdades sociais dentro do Estado e fortalecer o perfil identitário das etnias que foram descriminadas?, ressalta.
Entre as competências do Conselho está a proposição de estudos e debates, além de pesquisas sobre a realidade da situação da população negra, indígena, ciganos e outros segmentos étnicos da população cearense com o objetivo de contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas que visem à promoção da igualdade racial e à eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação. ?Ele se coloca como espaço de controle social onde a sociedade civil e o Governo vão alinhar e propor diretrizes de algumas ações. É o conselho que organiza os processos de conferência e a própria conferência é outro espaço de controle social. A nossa acontecerá em 2017 e ficamos contentes de ficar nessa formatação do conselho para que possamos ter tempo de construir estratégias estimulando os municípios e o estado para a culminância na nacional?, finaliza a coordenadora Especial da Igualdade Racial, Zelma Madeira.
O Conselho Estadual será composto por 26 conselheiros e conselheiras, sendo 13 representantes do Governo do Estado e 13 representantes da sociedade civil organizada. O mandato será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Serviço
Apresentação do edital para composição do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Data: Sexta-feira (19)
Hora: 14 horas
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81
*Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará
-
Ceará2 semanas atrásElmano de Freitas anuncia novo parque industrial calçadista no Ceará com investimento de R$ 40 milhões e previsão de 800 novos empregos
-
Iguatu2 semanas atrásConfira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SINE/IDT Iguatu nessa quarta-feira, 29
-
Esportes2 semanas atrásPerícia determina que CBF pague R$ 75 milhões ao Icasa por erro ocorrido em 2013
-
Noticias2 semanas atrásCorredores relatam agressões cometidas por mulher moradora de rua na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza
-
Curiosidades2 semanas atrásAstrofotógrafo registra a “Galáxia do Coração” em imagem de alta qualidade
-
CeLelebridades7 dias atrásCOLUNA: CeLELEbridades
-
Noticias1 semana atrásColisão entre caminhões causa incêndio e explosões na BR-222, no Ceará
-
Noticias2 semanas atrás16 trabalhadores são salvos de exploração análoga à escravidão em obra na Grande Fortaleza

