Economia

Cresce número de consumidores online que usam smartphones para fazer pagamentos, revela pesquisa

Published

on

Entre as pessoas que fazem pagamento online no Brasil, 45% utilizam o smartphone para isso. Esse número representa o dobro das que usavam o aparelho para pagamentos em 2014. É o que revela um estudo realizado, em dezembro, pelo Instituto IPSOS a pedido do MercadoPago, sistema de pagamento do site de compras MercadoLivre.

Pagar contas pelo celular já virou rotina para o estudante de Direito brasiliense, Ricardo Pena Filho. Para ele, a prática é uma saída para driblar a falta de tempo livre para ir até agências bancárias ou lotéricas.

“Eu acho que, hoje em dia, as pessoas estão tão envolvidas com atividades fora de casa, pouco tempo em casa, então elas não têm um acesso rápido a uma loja fixa ao meu ver.”

E quais são os produtos e serviços que o brasileiro mais paga pelo smartphone? 59% dos entrevistados na pesquisa afirmaram pagar roupas e acessórios. Já 49% afirmaram ter efetuado o pagamento de celulares e eletrônicos, e 45% pagam contas domésticas, como as de água e luz.

Para a gerente de marketing do MercadoPago, Celina Ma, a pesquisa demonstra que os consumidores estão se sentindo cada vez mais seguros para fazer pagamentos via internet e aparelho móvel. Segundo Celina, a possibilidade de realizar operações por esse tipo de aparelho facilita a vida do consumidor:

“Pelo smartphone é possível fazer pagamentos por diversas formas, ou via web, ou por meio do aplicativo da loja ou do provedor de serviço, ou, por exemplo, utilizando uma carteira virtual de instituição de pagamento como o do Mercado Pago. Na verdade, em todas essas formas que eu citei o importante é pagar por meio de uma instituição de pagamento que tenha uma certificação TCI, que é um padrão de segurança internacional onde os dados do usuário, os dados pessoais e os dados de cartão de crédito, eles estarão protegidos.”

O número de brasileiros que usam o smartphone para ter acesso à internet continua crescendo. De acordo com um levantamento realizado no terceiro trimestre de 2015 pela Nielsen IBOPE, 125 milhões de pessoas usam telefones celulares no país. Destes, 76 milhões possuem smartphones. Esse número já representa 61% do total de consumidores que fazem uso de telefone móvel.

EM ALTA

Sair da versão mobile