Internacional

274 pessoas morrem no Líbano por ataque de Israel; Líbano tem o dia mais sangrento desde a guerra de 2006

Published

on

O Ministério da Saúde do Líbano informou que 274 pessoas morreram e mais de 1.024 ficaram feridas após um ataque aéreo extensivo realizado por Israel. Antes disso, as Forças de Defesa de Israel tinham alertado a população civil para se afastar “imediatamente” de áreas suspeitas de abrigar posições e depósitos de armas do Hezbollah. Entre os mortos, estão 21 crianças e 31 mulheres, além de profissionais de saúde, conforme declarado pelas autoridades libanesas. Israel, por sua vez, afirmou ter atingido um dos comandantes de alto escalão do Hezbollah, identificado como Ali Karaki.

Na manhã desta segunda-feira, Israel atacou áreas no sul e no leste do Líbano, e posteriormente bombardeou novamente Beirute, a capital, que já havia sido alvo de um grande ataque na sexta-feira (20). Os militares israelenses relataram que cerca de 800 alvos do Hezbollah foram atingidos. Este bombardeio é considerado o mais abrangente desde o início do conflito, que já dura quase um ano.

Os moradores das áreas atacadas receberam mensagens de texto e de voz de Israel alertando sobre a iminência dos ataques, sendo este o primeiro aviso desse tipo em quase um ano de escalada de conflitos. O alerta ocorreu após uma intensa troca de tiros no domingo (22), quando o Hezbollah disparou aproximadamente 150 foguetes, mísseis e drones contra o norte de Israel, como retaliação ao bombardeio israelense que resultou na morte de cerca de dez comandantes do grupo, incluindo um de alto escalão.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Sair da versão mobile