Noticias

17 cidades cearenses terão esgotamento sanitário universalizado até 2033

Published

on

A empresa Ambiental Ceará assumiu nesta quarta-feira, 31, a operação do esgotamento sanitário em 17 municípios estratégicos da Região Metropolitana de Fortaleza e do Cariri. O serviço, que antes era operado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), foi concedido à iniciativa privada por meio de uma parceria público-privada (PPP) com validade de 30 anos.

A meta é universalizar o esgotamento sanitário até 2033, garantindo que 90% dos moradores das cidades contempladas tenham acesso ao saneamento básico, conforme preconiza o novo Marco Legal do Saneamento.

O município de Maracanaú, que sedia o Centro de Operações Integradas (COI) da companhia, foi o primeiro a receber as intervenções, nesta quarta-feira, 31, após o lançamento oficial do início da operação, em evento realizado no campus do IFCE na cidade.

Pelo contrato firmado entre a Cagece e a Ambiental, os 17 municípios que fazem parte do bloco 1 da concessão terão cobertura de 39% até o fim do ano. Atualmente, o percentual é de 30%.

Além da construção de novas redes coletoras, o projeto contempla a revitalização das estruturas já em funcionamento e execução de melhorias estruturais nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs).

Cidades contempladas:
Juazeiro do Norte
Barbalha
Farias Brito
Missão Velha
Nova Olinda
Santana do Cariri
Pacajus
Pacatuba
Aquiraz
Cascavel
Chorozinho
Eusébio
Guaiuba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape

EM ALTA

Sair da versão mobile